Mudar Vale a Pena (Parte 2)

Se você perdeu a Parte 1 desse texto, clique aqui.

Tudo vai parecer fora do lugar, seu coração começa a bater em descompasso, os assuntos na roda de amigos não coincidem, os sonhos não são os mesmos e até uma simples passada de olhos num folheto do supermercado parece a gota d’água para que você coloque as suas coisas numa mala e suma.

Quando você entra no tal prédio onde estão estacionadas as cápsulas do tempo, carinhosamente apelidadas de avião, suas malas estão pesadas. Nelas você está levando a sua vida em termos materiais (roupas, sapatos, livros, perfumes e etc), mas o peso mesmo se dá por conta da quantidade infinita de sonhos, desejos, aspirações, esperanças, coragem e vontade de mudança que ajudaram a quase arrebentar o zíper no momento de fechá-las.

Você faz o check in, despacha as malas, se despede. As lágrimas teimam em cair dos seus olhos e molhar o seu rosto.

São lágrimas de uma saudade que você ainda não sente, mas sabe que vai logo te pegar e fazer companhia.

São lágrimas de esperança, são lágrimas de alívio por ter chegado a sua hora.

Entra no portão de embarque, dá um último adeus e embarca para o futuro. Em algumas horas, a cápsula do tempo vai te fazer desembarcar em um lugar desconhecido onde as pessoas não falam a sua língua, onde as placas indicam lugares que você não conhece, onde o cheiro da comida é diferente, onde o dinheiro tem outro valor, onde os ônibus estão lotados de pessoas estranhas. É o mesmo mundo, mas em uma outra dimensão.

O seu amigo de verdade continuará para sempre sendo. A sua mãe continua sendo a sua mãe, o seu pai será sempre o seu pai, o irmão a mesma coisa, mas como tudo na vida tem um “mas”…mas as pessoas vão começar a lhe esquecer!

Não é imediato. Não acontece de uma hora para outra, mas acontece. E dói!!

Alguns que você tinha certeza que eram seus amigos serão despidos pelo tempo. A vida vai continuar, a vida precisa continuar. As pessoas vão casar, seus sobrinhos vão crescer, amigos vão partir, um parente vai adoecer e falecer, um conhecido vai se acidentar… e você estará vendo, sabendo e vivendo tudo isso estando em outra dimensão. Para além de uma sensação horrível de impotência, você não presenciará nada disso, pois você optou e embarcou na cápsula do tempo.

mudar vale a pena

Aceitar e Aprender a Lidar!
Como eu disse, dói. Dói mas não mata. Você vai perceber (e tomara que não demore muito) que você é importante para muita gente, mas não é a coisa mais importante. Vai sentir que o mundo não gira em torno do seu umbigo e que a opção de mudar de dimensão foi única e exclusivamente sua.

Morar fora é aprender que a distância e o tempo são cruéis, que o slogan “quem não é visto não é lembrado” é bem verdadeiro e que o mundo continua rodando suas engrenagens sem você.

Dói, mas Vale a Pena?
Morar fora é criar resistência para a dor, é aprender a lidar com a saudade, é arranjar forças minuto a minuto.

Você descobre que a vida é feita de pequenos momentos, que um abraço faz falta, que um beijo não tem preço e que um minuto a mais ao lado de quem você ama é a melhor coisa boba que pode lhe acontecer. Depois de saber disso você deve estar se perguntando: mas morar fora vale a pena?!

Lhe digo por experiência própria: VALE MUITO. Vale a dor da saudade, vale a angústia da falta, vale o medo, vale o receio, vale o sucesso, vale o fracasso, vale o cansaço, vale a risada, vale a viagem, vale o vento na cara, vale não entender uma palavra do que o outro está falando, vale contar as moedas, vale comer macarrão com sardinha, vale correr para não perder o busão, vale o frio que dói no osso, vale conhecer o marroquino doidão, vale a carona, vale a conversão eterna da moeda na cabeça, vale combinar horário no Skype por conta do fuso com quem você ama, vale por tantas outras coisas e situações.
VALE A PENA!!!

E aí?! Vai ficar esperando alguém resolver sua vida para você e realizar os seus sonhos no seu lugar ou vai fazê-la valer a pena?!

Obs: Não sei quem é o autor mas me identifiquei, esse é o relato mas próximo da realidade de alguém que se mudou para um país diferente que eu já li!

Anúncios

2 comentários em “Mudar Vale a Pena (Parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.