QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CHOQUE CULTURAL ?

Oi, se você chegou direto nessa página tudo bem, mas te recomendamos antes ler o início do post aqui, onde falamos sobre o que é Choque Cultural e Adaptação.

Prosseguindo…

Sintomas do Choque Cultural

Os sintomas do Choque Cultural, variam de pessoa para pessoa e a intensidade do choque (110v ou 220v) depende da capacidade de adaptação e flexibilidade de cada um. Temos muitos relatos das mais diversas emoções e sensações, que são quase todas ruins em um primeiro momento.

As mais comuns são:

1) Queda na Auto-Estima

2) Raiva

3) Irritação

4) Solidão

5) Desconforto

6) Nostalgia

7) Estresse e Insônia,

8) Medo

9) Desconfiança exagerada

10) Aversão à Integração Social

 

A lista é grande, mas é uma sensação estranha mesmo… parace que você anda numa montanha russa de emoções… um dia você está super bem…. no outro dia acontece alguma “m” que você não planejou, ou não sabia, ou as coisas não saem como você esperou e você “desce a ladeira” sem freio e sem air-bag….

 

rollercoaster
Muita emoção envolvida

 

Outras vezes você está super bem quando está com outras pessoas, aí no final do encontro você começa a se sentir, sozinho, estranho e deslocado…

Identificou alguns sintomas em você?

 

Pois saiba que o Choque Cultural tem 4 fases distintas que, como falamos, variam de intensidade e duração dependendo de cada indivíduo.

 

Quatro Fases do Choque Cultural

 

 

Lua de mel

Durante este período, as diferenças entre a velha e a nova cultura são vistas de uma forma romantizada e apaixonada.

A pessoa pode amar a culinária do novo lugar ou país, o rítmo de vida, os hábitos locais.

Durante as primeiras semanas ou meses, a maioria das pessoas está realmente apaixonada por tudo.

luademel

 

Negociação

 

Depois de algum tempo (geralmente em torno de três meses a 6 meses dependendo da pessoa), as diferenças entre a antiga e a nova cultura tornam-se aparentes e podem criar ansiedade .

 

A excitação pode eventualmente dar lugar a sentimentos desagradáveis ​​de frustração e raiva à medida que as coisas podem não sair exatamente como se esperava ou estarem demorando a atingir as metas. Até mesmo o clima do lugar podem ser percebidos como estranhos e causar desconforto.

 

Para quem muda de País é aqui onde a barreira da lingua começa a se sentir forte, se você não domina o idioma. E ainda assim, não se iluda achando que por mais que você tenha estudado ou sido exposto ao idioma do país que você mora agora, você vai chegar sabendo tudo e todas as palavras. Principalmente as do dia-a-dia que você só aprende usando mesmo.

 

Um bom exemplo disso é você tentar se expressar numa consulta médica, dizendo como você está se sentindo e tentando explicar o problema. Faz o teste aí ! Dureza.

 

As novas leis, as regras de comportamento, trânsito, alimentos, podem aumentar a sensação de desconexão do ambiente.

 

choque cultural e adaptação
O frio é psicológico.

 

Ajuste

 

Mais uma vez, depois de algum tempo (normalmente de 6 a 12 meses), a pessoa se acostuma à nova cultura e desenvolve novas rotinas e hábitos. É aqui onde você começa a escolher e identificar seus novos lugares favoritos, lojinhas e petiscos especiais.

Sabe o que esperar na maioria das situações sociais ou de trabalho e o país anfitrião (ou a nova cidade) já não parece assim tão novos.

Você já sabe o ônibus certo pro shopping, os horários, alguns costumes. Você volta a se preocupa novamente com vida básica, e as coisas ficam mais “normais”.

Começa-se a desenvolver habilidades de resolução de problemas para lidar com a cultura e começa a aceitar os caminhos da cultura com uma atitude positiva.

A cultura começa a fazer sentido, e reações negativas e respostas à cultura são reduzidas.

 

amofrio
Vai um chocolate quente, ai?

 

Adaptação

No estágio de domínio, os indivíduos são capazes de participar plena e confortavelmente da nova cultura e do ambiente.

Já falam e/ou entendem bem a lingua e algumas gírias locais. Já começa a se envolver com os problemas do local. Acompanha os programas de televisão e jornais numa boa e passa a formar opinião sobre os assuntos agora que tem mais conhecimento para isso.

Adaptação não significa conversão total. Muitas pessoas mantém muitas características de sua cultura anterior, como sotaques, idioma e comidas típicas.

Nesse estágio, você consegue adaptar o melhor das duas culturas dentro de si e conviver com elas sem fazê-las competir. Você aceita o bom e ruim de cada uma, assim como aceitamos as coisas boas e ruins da vida.

 

weaethechampions

 

 

Lembra daquela música?

“ Cada escolha, uma renúncia. Isso é a vida.”

 

E como lidar com o Choque Cultural ?

Vamos entrar em mais detalhes e te dar mais Dicas de como lidamos com isso aqui.

 

Anúncios

Um comentário em “QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CHOQUE CULTURAL ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.