13 Coisas que Pessoas Mentalmente Fortes NÃO fazem – (Final)

Oi gente, hoje finalizamos essa conversa sobre as 13 Coisas que Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem!

Se você chegou aqui agora, sugiro começar sua leitura pela Parte 1 e Parte 2 que você encontra aqui e aqui.

10. Não Desistem Após Seu Primeiro Fracasso

É óbvio que ninguém gosta de falhar! É uma sensação ruim, é desapontante, é embaraçoso e principalmente pode mudar a forma como pensamos a respeito de nós mesmos, quando começamos a achar que nós somos um fracasso, que nunca conseguiremos fazer nada certo.

Quando na verdade esquecemos que o fracasso faz parte do processo de aprendizado!

Para quem tem filhos, imaginem se quando eles estavam começando a aprender a andar e sofressem o primeiro tombo você simplesmente dissesse: ” Ok. Pare de tentar andar porque você já caiu uma vez e pode se machucar! ” Ao contrário, o que vocês pensaram? Meu filho vai continuar tentando ATÉ aprender a andar! E assim todos nós hoje caminhamos sobre a face da Terra!

Reparem na palavra ATÉ, que eu grifei! Tentar ATÉ. Persistir ATÉ…. entenderam o espírito da coisa? A maioria deve conhecer a história de Thomas Edson (sim, o cara da lâmpada) que fracassou 1200 vezes, ATÉ conseguir fazer a lâmpada!!!

Aí a gente no primeiro vacilo, abre a boca a chorar, reclamar e procurar a barra da saia da mãe…. (rs)…

Então precisamos aprimorar nossas habilidades em como lidar com os fracassos e rejeições que seguramente virão em nosso caminho. O Ponto 8 que falamos na Parte 2 pode nos ajudar com isso.

11. Não Temem Seus Momentos a Sós

Essa é bem interessante mesmo. Vamos ver? Amy Morin, a Autora do livro, conta que esse ponto é muito engraçado porque boa parte das pessoas vai dizer que adora seu tempo sozinho! Elas dizem coisas como: ” Eu adoro meu tempo sozinho! Eu fico vendo minhas coisas na internet, vejo televisão, escuto rádio…!”

Mas o que se quer dizer com tempo sozinho. É estar sozinho com seus próprios pensamentos!

E muitas pessoas ficam simplesmente aterrorizadas com esse pensamento! Na verdade há um estudo onde foi perguntado a algumas pessoas se elas preferiam 15 minutos de meditação ou um pequeno choque elétrico e interessantemente 25% das mulheres preferiram o choque elétrico. Para os homens, 75% deles preferiram o choque elétrico também.

E isso parece ter muito a ver com o mundo em que vivemos hoje, onde praticamente ” desaprendemos” (para os mais antigos) ou “nunca aprendemos” (para os dos anos 90 pra cá) a estar a sós com os nossos próprios pensamentos!

Hoje vivemos num mundo muito estranho onde as pessoas estão constantemente conectadas com algum barulho mas ainda assim desconectadas do relacionamento humano. E realmente desconectadas de seus cérebros e pensamentos.

Apenas reservar um tempo para estar sozinho com seus próprios pensamentos. Podem ser 10 minutos pela manhã e/ou 10 minutos a noite onde você se desconecta de todos os seus aparalhos digitais. Onde você pode meditar, escrever seu diário, ou apenas sentar e pensar!

E não diga que você não tem tempo para tirar 10 minutos do seu dia para você!


12. Não Acham Que o Mundo Deve a Eles Alguma Coisa

Amy, fala que uma característica das Pessoas Mentalmente Fortes é que elas não acham que o mundo deve a elas alguma coisa. Muitas pessoas pensam que o fato de terem passado por coisas terríveis em seu passado ou por trabalharem realmente muito duro, merecem que a vida lhes dê algo em troca.

Ela explica que esse pensamento faz pensar que a vida é sobre uma eterna competição onde se você colocar X de esforço, tem que receber X em trocar. E sabemos que a realidade não é bem assim.

É também um pensamento que enfraquece o indivíduo pois ele se coloca numa posição de “coitadinho” onde as pessoas e a vida tem obrigação de serem legais ou fazerem coisas legais para ele porque ele x,y,z…

Assim, muitas pessoas se desapontam quando não estão “recebendo da vida” o que elas acham que merecem. Se tornam, amargas, arrogantes, reclamonas, eternamente ingratas… e ninguém quer pessoas assim por perto. Vocês querem ?

Podemos dizer que a inveja tem aí a sua semente. Quando você pensa: ” Eu sou mais velho do que ele, e ele tem mais sucesso do que eu! Isso está errado.” ou com seus colegas de trabalho: ” Fulano chegou agora e já está sentado na janela! Eu estou aqui esses anos todos e nunca me deram uma oportunidade” (repararam no ‘me deram’ – posição passiva)…

Fuja disso! Tudo o que temos, temos porque nossas escolhas e ações nos trouxeram até aqui. Se queremos ter resultados diferentes, mudamos nossas escolhas e ações para melhorarmos o resultado! Trabalhe duro em você, melhore sua estratégia, melhore sua rede de relacionamentos.

Persista e sua hora vai chegar.

13. Não Esperam Resultados Imediatos

Grande ponto para terminar.

Em um mundo onde não existem esperas, onde com um clique você compra algo online para chegar em sua casa até 2 horas depois (quem conhece o Amazon Prime sabe do que estou falando), onde sua pizza chega em 20 minutos, onde você pode ter acesso a um curso em 1 minuto…

Ficamos acostumados com a dinâmica das coisas e esperamos que tudo aconteça muito rápido.

Muitas pessoas que chegam nos consultórios de fisioterapia, psicologia e que carregam problemas de mais de 30 anos, querem resultados em 3 semanas! Certas coisas levam tempo!

Passamos 10 anos comendo pizza, cachorro-quente e coxinha na frente da televisão e derepente somos ingênuos o suficiente para acreditar que tomar uma pílula milagrosa vai nos tornar fitness em 1 mes? Ah… tá…. (acorda Alice, né? – rs)

Desenvolvimento pessoal e mudança real levam tempo. Não podemos nos iludir. É preciso persistência e paciência para reconhecer isso e mudar o curso. Sermos adultos e fazermos o que deve ser feito e não aquilo que gostamos.

O fato das coisas não estarem acontecendo na velocidade que esperamos não significa que não estão acontecendo!

O progresso nem sempre é linear e direto. As vezes precisamos dar dois passos atrás para poder seguir em frente. E tudo isso faz parte do processo. E quando você não se preocupa com os resultados imediatos, você se permite apreciar o processo e manter-se focado.

Pessoas mentalmente fortes não esperam resultados imediatos, porque elas sabem que o que estão fazendo leva tempo. Seja na academia construindo músculos, montando uma empresa, construindo um relacionamento. Eles simplesmente reconhecem que certas coisas levam tempo.

**********************************

E aqui terminamos nossa conversa! Gostaram? Fez sentido para vocês? Contem aí pra gente!

Semana que vem falaremos de um outro assunto! Inté!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.